Regulamento 2025:

Regulamento
1- O Campeonato Municipal de Tiro ao Alvo (Seta) tem por finalidade a integração e fortalecimento das equipes de Tiro
ao Alvo (Seta) do Município de São Bento do Sul, bem como a divulgação e crescimento dessa modalidade de esporte.
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2- Cada equipe terá 2:00 (Duas horas) para efetuar seus Oros, após o final de 02:00 horas o atrador tem 5 minutos de
tolerância para finalizar a sua série, desde que o primeiro tiro seja dado antes do final do tempo de prova ou seja dentro
das 02:00horas (pode ser no espelho). À hora oficial será unicamente 01 (um) relógio da Equipe Organizadora indicado no
início de cada rodada. Não haverá desclassificação por atraso nem tolerância de 15 minutos. O aquecimento das armas
poderá ser efetuado à parOr de 10 minutos antes do início da série (hora oficial).
2.1 – O Diretor de Prova ou responsável designado avisará do término da prova somente no final do tempo de prova
(02:05Hrs).
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3- O número de atiradores/as p/ rodada, é ilimitado (respeitando o horário supra citado), as equipes podendo ser
masculinas ou femininas. Para efeito de pontuação por equipe, serão escolhidos os 8 (oito) melhores resultados no
masculino e feminino.
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4- O/a atirador/a não poderá atirar por duas ou mais equipes no campeonato ou atirar mais de uma vez na sua equipe na
respectiva rodada sendo na mesma série recebida ou outra série, sendo a punição a eliminação da/s equipe/s do
campeonato
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5- Só será permitido permanecer no Stand, o/a atirador/a da vez e os/as fiscais da Organização.
5.1 - O atirador não pode usar óculos especiais, vestimentas ou calçados especiais, que aumentam a performance e o
diferencia dos outros competidores.
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6- Cada atirador receberá 7 alvos, sendo o primeiro (Espelho) para experiência de Oro não sendo computado para
pontuação podendo ter número ilimitado de Oros, os demais (6 alvos) deverão ter apenas 1 (hum) Oro em cada,
totalizando 6 (seis). Caso o/a atirador/a tenha dado mais de 1 (um) tiro em um alvo, será eliminado o maior tiro
alcançado no alvo c/ 2 (dois) tiros.
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6.1-Após efetuado o primeiro disparo no alvo nr 01, o ( Espelho ) NÃO poderá ser usado novamente, com a punição de
cancelamento da série.
6.1.1 - Caso a prova seja paralisada por algum motivo, e tempo superior a 5min,o diretor de prova pode autorizar a volta
do espelho para reiniciar a prova, mais continuando a série no alvo que estava no instante da interrupção.
6.2-É de responsabilidade do atirador (a) conferir se realmente recebeu os 06 alvos e mais o espelho, e também se o
número de série do espelho confere com os seis alvos.
6.3-No caso do atirador (a) não conferir a série de alvos e conter um alvo a mais, será descartado o maior ponto.
6.4-No caso do atirador (a) não conferir a série de alvos e estiver faltando um alvo, este será considerado zero (0).
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7- Se por ventura o tiro não atingir nenhum ponto, o tiro poderá ser repetido. A aferição será feita por máquina
eletrônica; caso alguma pane ocorra com o equipamento, os alvos serão LACRADOS e computados quando do retorno do
equipamento. Qualquer tiro que venha à ser 5 (cinco) pontos ou menor será considerado 5 (cinco). Alvo e perfuração
padrão de 3mm do Campeonato Catarinense.
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8- Se for comprovada má fé do/a atirador/a ao sacar a seta, o alvo não será computado. O/a Atirador/a entregará o alvo
diretamente aos/as fiscais da Organização, para apuração posterior.
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9- No caso de empate entre atiradores/as ou equipes (soma igual de pontos), será considerado o critério atual de pontuação redigido pela FETC ( Federação Catarinense de Tiro e Caça ).
9.1. Maior número de 10
9.2. Maior número de X
9.3 Melhor tiro em ordem regressiva.
9.4. Persistindo o empate, o critério de idade será usado, c/ vantagem p/ equipe/atirador/a mais velhos/as.
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10- Para a classificação Individual, serão computados os pontos obtidos pelo atiador/a nas provas do Campeonato
Municipal de Tiro Seta do ano anterior, considerando os 9 (nove) melhores resultados (lista corrida da pontuação em
ordem decrescente).
Sendo os atiradores distribuídos nas categorias:
M1/F1 – 10%
M2/F2 – 15%
M3/F3 – 30%
M4/F4 – 45%
10.1- Para novos atiradores, sua categoria será definida após o seu 1° resultado. A média de classificação das categorias é
definida pelo resultado do ano anterior, considerando neste caso por média em ordem decrescente.
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11- A distância deverá ser de 7 (sete) metros do alvo até o encosto do atirador. A arma deverá ser as normalmente usadas
nos torneios, carabina à ar de 4,5 mm. As setas utilizadas deverão ter no máximo 2,5 mm de ponta. Podem ser usadas
quantas armas quiser, desde que nenhuma esteja equipada com luneta, mira telescópica ou similar. A mira deverá ser
aberta, com permissão de sombra na alça e na mosca da mira.
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12- Cada atirador deverá ter, no mínimo, 2 (duas) setas para efetuar seus Oros, sendo que, caindo a primeira seta, ele
deverá usar a segunda, caindo segunda seta, o fiscal devera buscar a seta para dar continuidade ao tiro. O fiscal deverá
ter bom senso ao buscar a seta para não atrapalhar os aOradores dos standslaterais.
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13- O atirador não poderá disparar tiro em seco dentro do estand após o início da prova, ou qualquer outra ação que
interfira nos demais estands.
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14- Os ¨Stands¨ deverão ser numerados da esquerda para direita, sendo sorteados pela Organização no dia da
competição no horário preestabelecido p/ o início da rodada.
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15- A premiação será a seguinte : Tanto p/ masculino quanto p/ feminino, serão distribuídas 15 (quinze) medalhas e um
troféu p/ cada uma das três primeiras equipes colocadas;
(troféu transitório receberá placa da equipe campeã);
15.1 (uma) medalha para os/as 10 melhores atiradores/as do torneio tanto p/ masculino quanto p/ feminino;
15.2 1 (uma) medalha para o/a melhor atirador/a de cada equipe;
15.3 (um) troféu de parOcipação para as demais equipes parOcipantes
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16- Será cobrada taxa de inscrição de R$ 120,00 (Cento e vinte reais) por clube e por rodada dando direito aos alvos e
premiação acima citada.
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17- Os alvos estarão à disposição/avaliação e aceite ao término da rodada, não cabendo recurso após aceite.
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18- Atitudes antidesportivas serão passíveis de suspensão do/a atirador/a e/ou equipe.
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19- Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora, sendo nessa edição Associação São-Bentense de Tiro
Seta (ASBETS).
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20- O regulamento vigente baseia-se no regulamento da FETC, Federação Estadual de Tiro e Caça.
Prezado Coordenador :
Para uma organização exemplar do nosso Torneio Municipal de Tiro, pedimos atentar para os seguintes fatos:
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1. Deixar os Stands de tiro em ordem p/ os dias marcados em calendário,
1.1. Numeração dos Stands da esquerda p/ direita,
1.2. Borrachas em bom estado (evitando rasgos e perfurações maiores),
1.3. Perfeito encaixe do alvo,
1.4. Medidas de Stands conforme padrão (distância 7 metros),
1.5. Número máximo de pessoas no Stand durante prova,
1.6. Standslivres 10 minutos antes do início da rodada,
1.7. Mesa/sala em separado p/ apuração dos alvos (c/ boa iluminação e fonte de energia p/ computador e impressora).
1.8. Máquinas de Oro (nylon, barbante, espuma, roldanas, etc.) em perfeito estado, além de reserva p/ caso de
rompimento
2. Será fornecida lista de atiradores c/ seu número de registro. O primeiro alvo deverá conter as seguintes informações :
2.1. Nome do/a aOrador/a e seu respecOvo registro (legível)
2.2. Nome do clube de Oro
2.3. Data da prova
(Podem ser adicionados/as aOradores/as durante o campeonato, sendo necessário: nome completo, data de nascimento
e o respecOvo clube, o mesmo deverá ser passado p/ comissão organizadora no momento da prova.)
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3. Atentar p/ datas e horários e comunicar aos demais atiradores da equipe.
A equipe organizadora será responsável por fornecer os jogos de 6 alvos numerados e os espelhos devidamente
identificados.
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Associação São-Bentense de Tiro Seta (ASBETS)
São Bento do Sul, Fevereiro 2023.